Reunião com o Sindicato dos Professores do Norte (23/1/2020)

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sentadas, mesa e interioresNo âmbito das nossas iniciativas relacionadas com o Ensino, compreendendo o paradigma das escolas e os desafios que apresentam, reunimos com o 𝐒𝐢𝐧𝐝𝐢𝐜𝐚𝐭𝐨 𝐝𝐨𝐬 𝐏𝐫𝐨𝐟𝐞𝐬𝐬𝐨𝐫𝐞𝐬 𝐝𝐨 𝐍𝐨𝐫𝐭𝐞 (SPN) com o objetivo de tomar consciência dos principais problemas dos professores e partilhar soluções para os mesmos.
Desta reunião muito fértil na partilha de conhecimentos e vontades, discutimos o 𝐞𝐧𝐯𝐞𝐥𝐡𝐞𝐜𝐢𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐝𝐚 𝐜𝐥𝐚𝐬𝐬𝐞 𝐝𝐨𝐜𝐞𝐧𝐭𝐞 𝐞 𝐚 𝐜𝐫𝐢𝐬𝐞 𝐩𝐫𝐞𝐯𝐢𝐬𝐭𝐚 𝐧𝐚 𝐫𝐞𝐧𝐨𝐯𝐚çã𝐨 𝐝𝐨𝐬 𝐩𝐫𝐨𝐟𝐞𝐬𝐬𝐨𝐫𝐞𝐬, seja pelo número residual de professores jovens (menos de 1% a nível nacional têm até 30 anos) ou pela constante redução do número de formandos na área do ensino.

Acrescentando a esta problemática, discutiu-se também a luta que os professores têm travado nestes últimos anos pelo 𝐫𝐞𝐜𝐨𝐧𝐡𝐞𝐜𝐢𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐝𝐚 𝐩𝐫𝐨𝐠𝐫𝐞𝐬𝐬ã𝐨 𝐝𝐞 𝐜𝐚𝐫𝐫𝐞𝐢𝐫𝐚 que tem estado congelada num total de 9 anos e 4 meses, e que, pela primeira vez, foram recentemente descongelados desse tempo 2 anos, 9 meses e dezoito dias.

É claro, para nós, que 𝐚 𝐯𝐚𝐥𝐨𝐫𝐢𝐳𝐚çã𝐨 𝐝𝐨𝐬 𝐩𝐫𝐨𝐟𝐞𝐬𝐬𝐨𝐫𝐞𝐬 é 𝐟𝐮𝐧𝐝𝐚𝐦𝐞𝐧𝐭𝐚𝐥 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐮𝐦 𝐞𝐧𝐬𝐢𝐧𝐨 𝐝𝐞 𝐪𝐮𝐚𝐥𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞 𝐞 𝐝𝐢𝐫𝐞𝐜𝐢𝐨𝐧𝐚𝐝𝐨 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐨𝐬 𝐝𝐞𝐬𝐚𝐟𝐢𝐨𝐬 𝐞 𝐜𝐨𝐦𝐩𝐞𝐭ê𝐧𝐜𝐢𝐚𝐬 𝐝𝐨 𝐬é𝐜𝐮𝐥𝐨 𝐗𝐗𝐈.
Neste sentido, a Juventude Socialista do Porto continuará a participar e a envolver-se nestas e noutras lutas que assentam na perspetiva de que uma sociedade mais equitativa e solidária depende de um ensino de qualidade e de exigência, e de uma classe docente revitalizada e valorizada.